A Ser Mudança prossegue a missão de contribuir para o resgate da identidade cultural da Guiné-Bissau e está, uma vez mais, comprometida com o objetivo de registar e difundir toda a riqueza e diversidade cultural do país. Neste contexto surge o próximo documentário, cujas filmagens decorreram entre Abril e Maio de 2023 na Guiné-Bissau e em Setembro e Outubro em Portugal.

N’Teregu é um poema visual e sonoro que conta e canta a história da música da Guiné-Bissau. Da Tina à cultura das mandjuandadi, das tabankas dos “griots” às pistas de dança na Europa, esta é uma viagem de séculos que revela de onde vem e para onde vai a música moderna guineense. Instrumentos musicais ancestrais e testemunhos inéditos revelam o poder da música da Guiné-Bissau como meio de transmissão (Nteregu) de valores e conhecimentos entre as gerações. Um filme que revela ainda como as mulheres, graças à Tina, o instrumento tradicional guineense, semearam as bases culturais de uma nação e conseguiram abolir diferenças culturais e unificar muitas das etnias em torno da música.

Este projeto é uma forma de agradecimento aos guineenses que nos permitiram realizar o multipremiado filme Nturudu – Um Carnaval Sem Máscara. À semelhança deste documentário, que levou o Carnaval da Guiné-Bissau aos quatro cantos do mundo, pretendemos criar uma nova obra que sirva também ela para dar a conhecer ao mundo a música guineense em toda a sua diversidade e riqueza. Dada a inexistência de um inventário nacional do património cultural e imaterial da Guiné-Bissau, e tendo em conta a forte aposta das autoridades nacionais em iniciarem esta recolha através da música, este filme documental pretende ser um contributo para o reconhecimento interno da criatividade local, o reconhecimento da música nos processos identitários e o seu papel enquanto elemento de coesão social e promotor de paz.

O projeto conta já com alguns parceiros que permitiram a concretização de toda a fase de rodagem, estando agora numa fase de angariação de financiadores e potenciais parceiros para a pós-produção do filme. Se sente o apelo de contribuir para este projeto basta enviar-nos um email geral@sermudanca.pt.

Parceiros