Oficinas de Treino de Empatia Para Adultos
Pode testar o nível de empatia da sua organização com esta simples experiência: ao chegar a um grupo partilhe uma informação simples como a idade do seu filho mais velho, ou como dormiu mal a noite passada ou a quantidade de trânsito que apanhou até chegar ao emprego. Repare na reação das pessoas. Possivelmente, todos vão responder com a idade dos respectivos filhos mais velhos, vão desvalorizar a sua noite mal dormida, porque todos tiveram uma noite pior que a sua, e quanto ao trânsito até teve sorte, porque todos os outros demoraram muito mais. Ninguém escuta ninguém, e sem escuta ativa não há nem comunicação nem empatia. A solução é treinar a empatia e começar a usufruir de todos os benefícios que ela vai trazer para a sua organização.
Empatia é a prática de se colocar no lugar do outro. Por outras palavras, ter empatia significa tentar compreender o que a outra pessoa diz, pensa ou sente a partir do ponto de vista dela, tentando acolher o outro sem o julgar. Ter empatia tem a ver com saber ouvir, “calçar o sapato do outro e perceber a sua caminhada”, como se costuma dizer. No entanto, nem sempre conseguimos deixar de lado as nossas emoções e as nossas crenças para entender a dos outros. É preciso um exercício diário para aumentar a empatia E um exercício diário que faz muito bem à saúde de quem o pratica.
O treino da empatia reduz os níveis de stress e conflitos, ao diminuir as tensões, discussões e intolerância no ambiente de trabalho; potencia o trabalho de equipa; melhora a produtividade, visto que as pessoas tendem a atuar de forma mais unida e focada nos objetivos; aumenta a satisfação dos parceiros, porque um clima empático sente-se em qualquer contato exterior; melhora a imagem da organização e contribui em última análise para aumentar os índices de felicidade dos colaboradores.
Benefícios que estão à distância de um clique. Envie-nos um e-mail para geral@sermudança.pt, e descubra qual o tipo de oficina de treino de empatia para adultos está mais indicada para a sua organização. Criadas a partir das técnicas participativas da expressão dramática, estas oficinas mostram que a brincar se resolvem assuntos muito sérios.
As receitas obtidas com as oficinas “No Lugar do Outro” destinam-se a financiar os projetos sociais da Ser Mudança.