Nteregu é um poema visual e sonoro que conta e canta a história da música da Guiné-Bissau. Da Tina à cultura das mandjuandadi, das tabankas dos “griots” às pistas de dança na Europa, esta é uma viagem de séculos que revela de onde vem e para onde vai a música moderna guineense. Instrumentos musicais ancestrais e testemunhos inéditos revelam o poder da música da Guiné-Bissau como meio de transmissão (Nteregu) de valores e conhecimentos entre as gerações. Um filme que revela ainda como as mulheres, graças à Tina, o instrumento tradicional guineense, semearam as bases culturais de uma nação e conseguiram abolir diferenças culturais e unificar muitas das etnias em torno da música.

Seleções:
– Ante-estreia: FUNDAÇÃO BIENAL MoAC Biss “Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau”
– Seleção official e estreia mundial: New York African Film Festival
– Seleção oficial: FESTIn – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – tem por objetivo promover e difundir as produções audiovisuais dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). É realizado pela ASCULP e promovido pela Padrão Atual, em Lisboa. Vencedor do Prémio do Público para Melhor Documentário.
– Seleção Oficial In – Edit Brasil – Festival Internacional de Documentário Musical (São Paulo)
– Seleção Oficial Africa Film Fest Australia (Sydney)

Imprensa:

“De importância capital, Nteregu é o mais rico documento alguma vez feito sobre o passado, presente e futuro do caleidoscópico universo musical para o qual contribuem dezenas de etnias.”
Luís Guita | RF1

https://www.rtp.pt/play/p12760/e796513/bem-vindos
https://afropop.org/events/north-amerian-premier-nteregu-documentary-on-music-of-guinea-bissau
https://www.rtp.pt/play/p5138/e852405/especiais-rdp-africa
https://www.rfi.fr/pt/programas/reportagem/20250718-nteregu-o-filme-que-coloca-a-música-guineense-nos-palcos-do-mundo

Parceiros